Os ônibus do transporte público de Matinhos, no litoral paranaense, am não cobrar agem a partir de sexta-feira (10). Segundo a prefeitura, o serviço gratuito é para toda a população, moradores ou visitantes.
De acordo com a istração municipal, a gratuidade no serviço está respaldada em lei municipal aprovada na Câmara de Vereadores em setembro de 2021, e sancionada pelo prefeito Zé da Ecler (Podemos).
Para formalizar a tarifa zero, a prefeitura realizou parceria público-privada (PPP) com uma empresa terceirizada. O valor que será gasto mensalmente não foi divulgado.
Estarão em operação cinco linhas de ônibus municipais, num total de 10 veículos, que funcionarão do período das 6h às 23h. Para utilizar o serviço, de acordo com a prefeitura, não será necessário realizar nenhum tipo de cadastro prévio, bastando que o usuário embarque no ônibus até o destino que escolher.
Custo
Segundo a legislação aprovada, o custo do serviço será bancado por publicidade em telas de LED dentro dos ônibus, que também trarão notícias da istração municipal. E dos valores arrecadados pela frota, 50% será reado mensalmente aos cofres públicos para subsidiar os custos de operação, informa a istração da cidade.
A prefeitura de Matinhos justifica a adoção da tarifa zero, que, segundo a gestão, irá apoiar financeiramente os moradores, em especial os menos favorecidos, além de aquecer o comércio, possibilitando que mais gente circule pela cidade.
Orla litorânea da cidade de Matinhos-PR. Foto: Denis Ferreira Netto/Ag. Notícias Gov. Paraná
Leia também:
Um mês de tarifa zero, três vezes mais usuários. O caso de Parobé-RS
Araucária (PR) reduz novamente a tarifa de ônibus, agora para R$ 1,50
agem de ônibus gratuita aos domingos é aprovada em Maceió
Itararé (SP) é a mais nova cidade tarifa zero. E a sexta, só neste ano
Mariana (MG) terá transporte público gratuito a partir de fevereiro