Em Manaus, ônibus que transitarem fora da faixa exclusiva serão multados, diz prefeito

Regra a a valer a partir desta terça (24) na avenida Constantino Nery. Faixa central da via só poderá ser utilizada para ultraagem

Notícias
 

Fonte: A Crítica  |  Autor: A Crítica  |  Postado em: 24 de fevereiro de 2015

Nova regra irá multar empresas que trafegarem na f

Faixa central da avenida Constantino Nery: só ônibus

créditos: Evandro Seixas

 

A partir desta terça-feira (24), empresas de ônibus deverão ser multadas caso motoristas sejam flagrados transitando na faixa central da avenida Constantino Nery. A determinação foi feita pelo prefeito Arthur Neto nesta segunda (23). A multa istrativa às empresas de transporte coletivo está estipulada em 50 Unidades Fiscais do Município (UFMs), o que equivale a R$ 4.189.

 

Desde a semana ada, quando começou a vigorar a faixa azul para o Bus Rapid System (BRS) e veículos autorizados, motoristas foram orientados a deixar a pista central somente para os condutores de carros e motos, já que na via da direita ainda circulam ônibus convencionais.

 

A nova regra foi anunciada enquanto o prefeito acompanhava uma obra no Igarapé do Gigante, na Ponta Negra, Zona Oeste. Para ele, Manaus precisa avançar para um novo modelo de transporte coletivo, que a pela implantação do BRS e requer que cada cidadão faça sua parte no trânsito.

 

”O governador Melo e eu temos a vontade de, ainda este ano, implantar o BRT – Bus Rapid Transit – na capital, mas isso vai depender do projeto remodelado que vamos apresentar e da liberação de recursos junto ao Governo Federal. Até lá, não posso ficar com os braços cruzados, por isso estamos avançando na inserção dos corredores exclusivos para ônibus. A disciplina agora será mais rígida, tanto para os condutores de carros como para os motoristas de ônibus”, explicou Artur.

 

A multa istrativa às empresas de transporte coletivo está estipulada em 50 Unidades Fiscais do Município (UFMs), o que equivale a R$ 4.189. Além da fiscalização da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) e do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), a população também pode denunciar o descumprimento às normas do BRS por meio do SAC SMTU (118) ou pelos telefones 3632-2115 ou e 3632-2116.

 

Multas 

As multas para empresas de ônibus iniciam amanhã, porém as infrações cometidas pelos motoristas já estão sendo registradas hoje. Na plataforma São Jorge, no cruzamento entre a rua Pará e avenida são Jorge, um fiscal da SMTU já havia registrado 11 notificações em menos de 2 horas.

 

Segundo ele, a principal infração é a ocupação da faixa central e a invasão de.ônibus inadequados - sem portas laterais - na pista exclusiva de articulados.

 

Avenida é o principal corredor viário 

A Constantino Nery é hoje o principal corredor viário do transporte coletivo e que, aproximadamente, 22 mil pessoas am nos ônibus pela via em horário de pico, ao mesmo tempo em que cerca de três mil carros trafegam pelo local.

 

O ordenamento no trânsito da avenida prevê que apenas ônibus articulados, táxis, transporte escolar e de fretamento, ambulâncias, viaturas policiais, de bombeiros e de trânsito podem utilizar a faixa azul. Os demais veículos podem trafegar tanto na faixa central como na direita, enquanto os ônibus convencionais devem ficar, exclusivamente, na direita, podendo utilizar a faixa central somente em caso de ultraagens.

 

Leia também:

Travessias perigosas e obstáculos em calçadas: o dia a dia em Manaus

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário