Teresina anuncia "tarifa zero" para os mais pobres w5r4q

Projeto prevê mudança nas concessões e financiamento por meio dos empregadores da cidade. Medida tem potencial para solucionar a crise no transporte local 6uw6k

Notícias
 

Fonte: Prefeitura de Teresina/Mobilize Brasil  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 11 de janeiro de 2023

Ônibus em terminal de Teresina: gratuidade anuncia

Ônibus em terminal de Teresina: gratuidade anunciada

créditos: Ministério Público do Piauí

 
A Prefeitura de Teresina (PI) divulgou hoje (11) detalhes de um programa para garantir a tarifa zero no transporte público municipal para as pessoas de baixa renda.


O anúncio foi feito pelo próprio prefeito José Pessoa Leal (Dr. Pessoa, do Republicanos). “Será um programa municipal de e livre para as pessoas em vulnerabilidade social, que não tem condição de ir e vir. Por um mês, andei em São Paulo e Brasília, pegando informações saudáveis e republicanas para que as pessoas, os trabalhadores simples, os desempregados, tenham a oportunidade de andar no transporte público”, disse o prefeito, que espera colocar a medida em prática a partir do mês de março. Para isso, será necessário que a Câmara Municipal aprove alterações na legislação da cidade, no que diz respeito ao Fundo do Transporte, acrescentou o gestor municipal.

 

O secretário de Governo, André Lopes, explicou que o programa será financiado pelos empregadores, substituindo o "vale transporte" por uma contribuição correspondente ao número de funcionários de cada empresa. Lopes também antecipou que  a Prefeitura vai alterar o modelo de contrato das concessões: "As empresas serão remuneradas pelos quilômetros rodados por seus ônibus e não mais por ageiros. Caberá à Prefeitura dimensionar  o número e a frequência de ônibus em cada linha", explicou. As projeções indicam que a gratuidade possa beneficiar pelo menos 100 mil pessoas na capital piauiense.


Terminais seguem fechados
A informação foi enviada hoje ao Mobilize chegou por meio de Luan Rusvell, nosso parceiro na cidade. Ele considera que "a proposta é um avanço para a cidade, mas lembra que a maioria das linhas periféricas estão desassistidas pelas empresas de ônibus e que se isso não for resolvido o benefício poderá não alcançar essas pessoas. Sem perspectiva de melhorias estruturais, os oito terminais de ônibus continuam fechados e pelo menos metade das estações de transbordo estão depredadas e desativadas. Há dois anos, Teresina vive uma crise permanente nso transportes públicos, o que obriga a população a recorrer a vans informais, que cobram tarifas mais altas que as dos ônibus oficiais.

 

Veja um vídeo do Legistativo PI, com mais detalhes da proposta:


Leia também:
Tarifa Zero funciona?
Teresina: Um ano sem transporte público
Oferta de ônibus continua insuficiente, mesmo nas capitais
Em Teresina, prefeitura ignora a mobilidade sustentável

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário