Após o lançamento, em evento virtual, no final de março, os organizadores da Coalização Triplo Zero estão preparando eventos regionais para estimular a ampliação dessa rede em defesa de um novo modelo de mobilidade nas cidades brasileiras. O próximo encontro - agora presencial - acontece em São Paulo nesta quarta-feira, 12 de abril, às 19 horas.
A articulação busca integrar em um único movimento as campanhas pela redução de emissões de carbono no transporte, a melhora na segurança do trânsito e a promoção da qualidade e do o ao transporte público.
Em linhas gerais, a proposta é estimular a transição elétrica na mobilidade, com ênfase no transporte coletivo, priorizar a segurança nas ruas para zerar as mortes no trânsito, e reduzir as tarifas do transporte, mirando a perspectiva da tarifa zero em todo o país, em um sistema unificado nacionalmente. Em resumo:
- Zero Mortes no Trânsito;
- Tarifa Zero no transporte público;
- Zero emissões de carbono no transporte público;
- A criação de um Sistema Único de Mobilidade.
"Estamos procurando reunir movimentos sociais e organizações para formar uma coalizão em defesa de uma mobilidade urbana que permita mais o aos direitos sociais", explica Rafael Calábria, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), um dos organizadores do encontro.
Serviço:
Reunião da Coalizão Mobilidade Triplo Zero em São Paulo
Quarta-Feira, 12 de Abril, às 19 horas
Local: Ateliê do Bixiga
Rua Conselheiro Ramalho, 945, Bela Vista
Estação Metrô São Joaquim
Leia também:
Prefeitura de SP propõe tarifa zero, mas falta a audiência pública
Quatro pontos para melhorar o transporte coletivo
"Todos os ônibus já deveriam ter piso baixo"