Bogotá celebra 50 anos de sua primeira ciclovia s1k2i

Em 1974, mais de cinco mil pessoas saíram às ruas da cidade com suas bikes atendendo ao chamado de uma organização social. A ação se tornou um programa permanente 4l4y39

Notícias
 

Fonte: https://cienciassociales.uniandes.edu.co/ciclovia-50-anos-pasado-presente-y-futuro-de-las-ciudades/  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 12 de dezembro de 2024

Bogotá, 1974: ciclistas começam a ocupar as ruas d

Bogotá, 1974: ciclistas começam a ocupar as ruas da cidade

créditos: Arquivo Claudia López Hernández

Neste mês de dezembro, a capital colombiana Bogotá comemora os 50 anos - isso mesmo! - da implantação de sua conhecida ciclovia de lazer, em que ruas são fechadas ao trânsito e abertas a pedestres e ciclistas, sempre aos domingos. 

 

Tudo começou assim: uma organização, a PróCicla, com apoio do departamento de trânsito, convidou a população a comparecer, naquele dia 15 de dezembro de 1974, à “La gran manifestación del pedal”. Nessa primeira experiência, os organizadores conclamavam: “¡Ciclistas… a la calle!”. E, de fato, mais de cinco mil pessoas montadas em suas bicicletas afluíram às ruas, tomando conta do espaço público liberado às práticas de lazer e convívio comunitário. Surgiram daí diversas experiências internacionais de ciclovias recreativas e programas de Ruas Abertas inspiradas na Ciclovia de Bogotá.  

 

Por isso, para celebrar e marcar esse momento pioneiro do urbanismo na América Latina (e no mundo, provavelmente), a Universidade dos Andes realiza em Bogotá, nesta quinta e sexta-feiras (12 e 13), o encontro "Ciclovia 50 anos: ado, presente e futuro das cidades".


A ideia é refletir sobre o impacto das ciclovias de lazer em Bogotá e no mundo, e o papel que podem desempenhar como resposta aos desafios urbanos de hoje e do futuro. Vários palestrantes, nacionais e internacionais, estarão presentes para tratar de temas como cidadania e cultura; esporte, saúde e ambiente; economias; planejamento urbano e políticas públicas; e experiências internacionais de ciclovias recreativas e ruas abertas.


Saiba mais em https://cienciassociales.uniandes.edu.co


Leia também:
Bogotá expande ciclofaixas em estratégia contra o coronavírus
Quando a rua é nossa
Democratizando o espaço público da cidade
Bogotá celebra o Natal com uma pedalada noturna de 95 km


E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil? 
 

 
 
 
 
 
 

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário